Crise da energia elétrica fica sem solução definitiva em Garopaba

Novo blecaute mostra que a falta de manutenção ainda não foi superada e a construção da nova subestação foi descartada pela estatal

0
Sérgio Saraiva / Subestação vai receber novo transformador no ano que vem.

Um novo apagão de duas horas, nesta segunda-feira (2), voltou a sobressaltar a população de Garopaba, que inicia os preparativos para a temporada de verão. Desta vez, a gerência da Celesc atribuiu o incidente a defeito em um dos isoladores do alimentador que liga Imbituba a Garopaba.

O acúmulo de salitre nos isoladores, por falta de manutenção, foi a causa de dois apagões anteriores. A falha foi admitida pelo presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e pelo gerente regional Claudionor Souza dos Santos. A remoção do salitre ficou paralisada durante seis meses porque o caminhão-bolha estava quebrado. Um novo veículo deve ser entregue neste mês.

Reprodução de vídeo / Gerente Claudionor Santos

A situação pode se complicar em breve, pois foi descartada a construção da nova subestação em curto prazo. Foi o que Siewert disse à vereadora Micheline Luiz, que representou a Câmara em reunião na SDR Laguna. A construção da unidade está embargada pelo Ministério Público por reclamação de moradores da Encantada.

Sérgio Saraiva / Subestação vai receber novo transformador no ano que vem.

Santos anunciou dois paliativos para aumentar em 75% a oferta de energia em 2018: a instalação de transformador com capacidade de 9,4 MVA de potência na subestação, e um similar, de 26,6 MVA, em Imbituba; e a troca de todos isoladores nos mais de 20 km da linha entre as duas cidades.

Na temporada será usado um plano alternativo que deu certo nos dois últimos verões: a locação de pelo menos 10 geradores para funcionarem acoplados à subestação, com a presença permanente de um operador. (Com Thiago Pereira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here